Aconteceu na última quinta-feira, 11, na Paróquia, a avaliação técnica e a seleção do projeto arquitetônico do Salão Paroquial São Judas Tadeu, como parte dos procedimentos do concurso promovido pela Faculdade Católica do Tocantins, em parceria com a Paróquia. A Comissão Julgadora avaliou, ao todo, seis projetos; três foram selecionados e serão premiados em dinheiro de acordo com a classificação. Apenas o projeto eleito, classificado em primeiro lugar, será executado.

O concurso teve o edital aberto no dia 20 de agosto, tendo a participação dos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, da Universidade Católica. É patrocinado pela Paróquia e organizado pela coordenação dos cursos.

Os projetos foram avaliados de forma geral e técnica considerando as necessidades paroquiais. Cada projeto deveria conter hall de entrada, salão de eventos com palco, cozinha industrial, salas para aulas de catequese, sanitários comuns e de acessibilidade, depósito, estacionamento interno e externo; e de caráter opcional poderia apresentar o mezanino e a revitalização da capela existente. Tudo isso considerando a funcionalidade, o clima, o local e a sacralidade.

Este foi o primeiro projeto com interação entre a Igreja e a Faculdade. As equipes foram compostas em duplas multidisciplinares, mais um professor orientador. Os vencedores receberão premiação e darão continuidade ao desenvolvimento da proposta, como projeto de extensão, no período de um ano. O projeto vencedor será apresentado no dia 21 de outubro, domingo, e durante os 10 dias de festejo na Paróquia, que acontece de 19 a 28 de outubro.

O pároco, padre Reginaldo Albuquerque, falou sobre cooperação da Faculdade Católica. “A parceria dos profissionais da Católica com a Paróquia São Judas Tadeu é fundamental. Primeiro por causa das ideias, depois pelos custos que diminuem bastante. Nós ficamos muito satisfeitos com a seriedade com que tudo foi feito. Essa parceria é uma graça divina para a nossa Paróquia”, disse ele.

“Para nós ter a oportunidade de alinhar com a paróquia São Judas Tadeu, juntamente com o padre Reginaldo, essa oportunidade de um concurso de projeto para os nossos acadêmicos é muito importante por envolver a sociedade e vai além dos muros da Faculdade”, disse a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Vanessa Cassol.

O coordenador do curso de Engenharia Civil e membro da banca avaliadora do concurso, Leonardo Pugliesi, destacou: “Todas as vezes que você traz a universidade para a vida prática das pessoas é um ganho para os acadêmicos, eles vivenciam na prática os desafios e necessidades que terão quando se formarem. Além da oportunidade única e riquíssima de fazer o portfólio deles”. E acrescentou: “já é possível imaginar que será uma obra de referência e peregrinação, um marco para Palmas”.

Os resultados serão divulgados nesta terça-feira, 16, às 18 horas, na Católica, e, na sequência, acontece a premiação das equipes vencedoras.

Por Jéssica Diniz e Camila Soares/Pascom
Fotos: Jéssica Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *