A comunicação tem como objetivo primordial criar comunhão, estabelecer vínculos de relações, promover o bem comum, o serviço e o diálogo na comunidade. As ações comunicativas da Pastoral da Comunicação (Pascom) ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação. Contudo, não se pode reduzir essa pastoral aos meios de comunicação, pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias.

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:

1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e
6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.