Auxilia o pároco no controle da entrada dos recursos financeiros, que são destinados às três dimensões do dízimo na vida da comunidade:

• Dimensão Religiosa: O dízimo deve suprir todas as necessidades, direta ou indiretamente, ligadas ao culto e a seus ministros. Gastos com o templo, construção e manutenção, salário do padre e dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinhos, hóstias, equipamentos de som, áudio visuais, etc.

• Dimensão Social: O dízimo deve alcançar os irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos, sobretudo, pela Pastoral Social, que, com misericórdia e compaixão, busca resgatar a dignidade dos irmãos assistidos.

• Dimensão Missionária: O dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade, exercidas fora do território da paróquia. Ajuda a cúria, o seminário e as missões de um modo geral.

Além disso, a Pastoral do Dízimo também procura trabalhar a fidelização dos dizimistas, seja no atendimento semanal, no controle de cadastro, promovendo campanhas e até mesmo oferecendo sorteios de brindes que são feitos entre os aniversariantes do mês. Na Paróquia São Judas, a Pastoral é composta por cinco casais, que se reúnem quinzenalmente para rezar, e também para acompanhar e analisar a resposta dos paroquianos, sendo estabelecidas estratégias que visam a melhora tanto da participação da comunidade, como da qualidade da devolução do dízimo.

Coordenação
Cintia Dallmann
E-mail: doseexata@brturbo.com.br